Seguimento farmacoterapêutico

A Farmácia Escola, em setembro de 2014, começou a oferecer o serviço de Seguimento Farmacoterapêutico aos usuários do CEAF. Este serviço visa aumentar a efetividade e a segurança do tratamento farmacoterapêutico, bem como torná-lo mais cômodo para o usuário.

Para tanto, o farmacêutico realiza, junto ao usuário, algumas intervenções voltadas a:

  • prevenir o surgimento de reações adversas;
  • otimizar os efeitos farmacológicos do tratamento prescrito;
  • verificar os motivos/fatores que levam à não adesão ao tratamento (subjetividade do indivíduo) buscando estratégias para aumentar a adesão;
  • verificar interações medicamentosas e que possuam um efeito clínico negativo;
  • acordar junto ao usuário melhores horários para a tomada de medicamentos (considerando a particularidade dos medicamentos e dos indivíduos) fazendo aprazamentos sempre que necessários.

Este serviço envolve a escuta e a compreensão das necessidades do paciente, o aconselhamento, a elaboração de um plano de cuidado e, se necessário, o contato com o médico assistente para troca e/ou mudança de posologia.

As consultas são realizadas pelos farmacêuticos nas quintas-feiras mediante a disponibilidade na agenda. O paciente pode solicitar o serviço ou ser encaminhado quando dúvidas e/ou necessidades são identificadas no momento da dispensação.